14 março 2009

Coleção Conquiste a Rede e alguns blogs mais

Vim aqui falar a respeito do material que nos baseamos para criar o conteúdo de nossa oficina. Os créditos precisam ser concedidos aos autores da Coleção Conquiste a Rede, de 2006, obra de domínio público sob licença Creative Commons, que nasceu da parceria dos amigos Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei. A Ana é é jornalista e coordenadora de projetos para internet. Trabalhou em veículos, empresas e instituições como UOL, MTV, Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde, TV Bandeirantes, Ibope, Hospital do Câncer e Centro Cultural São Paulo. E mantém o blog anacarmen.com a todo vapor. Já o Roberto Romano Taddei é jornalista e poeta. Trabalhou na criação do portal Estadão.com.br, onde foi editor-chefe e editor de Cultura, e na reformulação do site da Agência Brasil. É também consultor para projetos de comunicação online. Todavia, o seu blog Sol Forte lá fora está adormecido desde o último agosto, mas no flickr dele você pode ver que ele esteve congelando no frio de Nova Iorque agora em fevereiro.

O blog Revolução.Etc mantido pelo webdesigner e especialista em web standards na criação e implementação de projetos web, Henrique C. Pereiral, foi pra nós o que dizem por aê "um achado!". Por lá podemos achar um material bem interessante a respeito da web desde reflexões a conteúdos mais técnicos. Bem, o assunto é tão rico que ele vai nos acompanhar sempre por aqui, do lado direito em "Blogroll de Blog".

Sob o sugestivo título Quero Ter um Blog Alessandro Martins mantém um arsenal de informações a respeito da blogosfera, além de prestar consultoria a quem queira se aventurar por este universo de modo mais avançado, e não dispõe de conhecimento técnico o bastante para isso. Acessando você entenderá porque o rapaz também consta em nossa bibliografia, além de presença garantida no nosso "Blogrool de Blog".

O Overmundo é um website colaborativo dedicado à difusão da produção cultural brasileira e das comunidades de brasileiros no exterior, com foco em seus aspectos que não recebem cobertura devida da grande mídia. Seu objetivo é justamente o de dar visibilidade e fazer circular essa produção em toda a sua riqueza, buscando também perspectivas diversas e inovadoras sobre ela. Qualquer um, portanto pode participar do portal, basta seguir 10 passos após registro no site. Foi através do Overmundo que descobrimos o conteúdo para download da "Coleção Conquiste a Rede", e por lá podemos encontrar muito mais.

A pesquisa continua, e sempre que encontrarmos algo bacana iremos aplicar ao nosso conteúdo. Os updates não podem parar! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário