Passaremos a registrar aqui no Oficina de Blog no Pra Ler- Prazeres da leitura- as nossas experiências no curso de criação de blogs, aula a aula, tanto para facilitar a atualização de quem precisou se ausentar da aula como para os blogueiros e internautas que estejam nos visitando e queiram saber um pouco mais sobre como criar um Blog.
Que os especialistas no assunto fiquem a vontade para contribuir, deixando dicas nos comentários ou na barra de recados na lateral da página. A intenção é construir saberes coletivamente com a participação dos participantes e visitantes internautas. Assim, contribuiremos para a descentralização da informação agindo com protagonistas culturais que criam conteúdos e geram reflexão, diferente dos consumidores de informacionais que apenas recebem dados passivamente e não interagem com a noticia. Trata-se, portanto, de um diário, que será atualizado aula a aula. Iniciaremos relatando a experiência com a turma do CIC de Ferraz de Vasconcelos.
Zeca e eu chegamos, por volta das 9h30, e os participantes já estavam a nossa espera, pois a coordenação do CIC havia informado que a oficina iniciaria às 9 horas.
Organizamos o espaço e o material impresso e demos início a oficina perguntando aos participantes quais eram suas expectativas em relação à oficina e se haviam acessado blogs. Os 'futuros blogueiros' revelaram que não tinham idéia do que era o blog e desconheciam outras ferramentas de publicação gratuita como: myspace, facebook, twitter, flyckr...
Após breve apresentação dos objetivos da oficina e do Projeto Escrevivendo que nasceu na Casa das Rosas, o curso seguiu com uma dinâmica de apresentação. Cada participante tinha que contar a história do seu nome e escolher um objeto para que representasse algum aspecto importante de sua personalidade. A intenção era provocar nos participantes a reflexão sobre quem são e sobre o que gostavam. Estas informações auxiliarão na escolha dos temas dos blogs que serão criados na segunda aula. Seus interesses poderão ser utilizados na elaboração do texto do perfil do Blog.
Finalizamos as apresentações e, com ajuda das monitoras do CIC, iniciamos a navegação na internet para apresentar e explicar as ferramentas de publicação gratuitas mais utilizadas no ciberespaço. Os computadores do infocentro do CIC fazem parte do Programa “Acessa São Paulo” e o tempo de acesso é limitado a 30 minutos. Depois disto, todas as máquinas são desligadas e é necessário que as monitoras 'loguem' todas as máquinas. Essa pequena dificuldade não diminuiu a disposição dos mediadores, muito menos o entusiasmo dos alunos, que vibravam a cada ferramenta nova que era apresentada.
Explicamos o que era myspace, facebook, Twitter e Flyckr; foi entregue para cada aluno uma apostila com o conteúdo discutido( que pode ser consultado no link de leitura complementar), e o texto “Blog: o que é e pra que eu quero um?” que discutiremos na próxima aula.
Às 11h20, realizamos um breve intervalo e os alunos tomaram o lanche que é oferecido pelo CIC. Ao retornarem para as atividades, Zeca deu continuidade ao curso, explicando a diferença entre o blog e orkut, enfatizando aos alunos que, no Orkut, não existe a produção de conteúdo: as pessoas normalmente compartilham seu cotidiano e experiências pessoais em uma rede restrita de contatos. Embora no blog exista a opção de restringir a visualização a determinado grupo de pessoas, a maioria dos blogueiros compartilham informações, provocam reflexões e discussões em rede aberta.
Resumindo, nosso primeiro encontro foi maravilhoso: a cada ferramenta que explicávamos, os alunos demonstravam imensa empolgação e dinamismo. Ficamos muito satisfeitos e aguardamos ansiosamente o próximo encontro “presencial”, porque estaremos cada vez mais próximos por intermédio deste blog.
Forte Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário