09 março 2009

QUEM SOMOS NÓS?

OFICINA DE BLOGS NO PROJETO PRALER -PRAZERES DA LEITURA

De onde viemos?
Esta nova oficina voltada para blogagem - e que agora dispõe de sala de computadores- é um desdobramento experimental do Projeto Escrevivendo -oficina de escrita e leitura para o cotidiano com interface para blogagem.

A convite do programa São Paulo: Um Estado de Leitores, aceitei o desafio de levar este mesmo modelo de oficinas, que venho ministrando e coordenando há alguns anos em vários centros culturais na região central da Cidade de São Paulo, para CICs situados nas periferias da cidade.

A proposta do projeto é incentivar jovens e adultos a produzir textos e a refletir sobre sua maneira de escrever. Neste sentido, a oficina desmistificará o ato da escrita, transformando-a num processo centrado na reflexão sobre o assunto, sobre a forma textual adotada, sobre o papel do leitor e sobre o encadeamento das idéias. Aprendendo a escrever melhor e a ler mais atentamente, é reforçada nos participantes a sua cidadania e sua auto-estima, permitindo que atuem mais ativamente na sociedade.

Ampliando a proposta da oficina, de forma a ensinar ao aluno a criação e o uso de novas tecnologias de informação, pretendemos renovar paradigmas informacionais para que possam informar e informarem-se, tirando melhor proveito do ciberespaço no contexto da cibercultura.

A conjunção da mediação cultural dialógica de Mafuane Oliveira e Zeca Bral e da mediatização permitida pelo dispositivo computador/blog será relevante para a formação de protagonistas culturais, estimulando inteligências múltiplas e distintos saberes (saber, saber fazer, ser, saber ser e saber fazer junto), fundamentais para apropriações simbólicas de significados e sentidos.

Finalmente, observo que desenvolvo um projeto de pesquisa e pretendo, neste trabalho experimental com blogs , em parceria com a comunidade CIAM, da UNESP de Marilia, verificar o possível empoderamento ( termo de Paulo Freire) de cidadãos por meio do uso de ferramentas de novas tecnologias de informação e comunicação.

Bem-vindos!
Karen Kipnis

Nenhum comentário:

Postar um comentário