14 agosto 2009

1º Encontro - CIC Feitiço da Vila

Olá Visitantes e Blogueiros de Plantão!

Depois de tanto tempo sem postar tenho a satisfação de escrever meu primeiro post sobre a Oficina de Blogagem no CIC Feitiço da Vila, que iniciou dia 09 de agosto, no Capão Redondo.
Peço licença aos leitores que já conhecem o “PraLer Blog”, para explicar rapidamente o que é o projeto para aqueles que ainda não conhecem, ok? Em seguida contarei como foi nosso primeiro encontro com a nova turma do Capão.

Desde março de 2009 o Zeca Bral e eu (Mafuane) ministramos a oficina itinerante de Blogagem nos CIC´s
(Centro de Integração da Cidadania) com a equipe do SPEL apoiada pelo Governo do Estado de São Paulo. A oficina é coordenado por Karen Kipnis, idealizadora do Projeto Escrevivendo – oficina de escrita e leitura para o cotidiano.

Nas Oficinas de Blogagem, que acontecem em quatro sábados consecutivos, os participantes utilizam, avaliam e selecionam diferentes fontes e recursos de informação digital. O foco da oficina é a leitura e a escrita, o blog é apenas um suporte para os alunos trabalhem com interpretação e redação de textos, explorando diversos gêneros literários.

Pronto, feita as devidas apresentações compartilho com todos que o primeiro encontro foi maravilhoso, tivemos excepcionalmente a presença da coordenadora Karen que compartilhou com os “futuros blogueiros” sua vasta experiência como mediadora cultural e a
origem do projeto.

Após uma breve apresentação do grupo a Karen conduziu a dinâmica “Quem Sou”, com a intenção promover exercício de auto-expressão e revelação do universo subjetivo individual. A proposta era que cada participante escrevesse um breve texto revelando algumas particularidades, o texto não poderia conter características físicas e nem fazer referencia as habilidades que foram compartilhadas na roda de conversa anterior. Após terminarem a escrita recolhemos as redações que não estavam identificadas com o nome, e redistribuímos aleatoriamente propondo que cada um lesse o texto do colega e o grupo tentasse adivinhar quem era.

A ludicidade da dinâmica permitiu que quebrássemos o gelo do 1º Encontro e nos conhecêssemos melhor de uma forma muito divertida. Essa atividade será aproveitada para descrição do “Quem Sou” no blog individual que cada participante criará até o 4º encontro.

Após a dinâmica, Karen e eu, apresentamos uma breve introdução sobre o inicio da blogagem e sua funcionalidade inicial de ciberdiário, refletimos com os participantes a respeito do crescimento do percentual de utilização da ferramenta, e sua gradativa popularização nos últimos 10 anos, sendo considerada por alguns especialistas atualmente como uma das melhores formas de descentralizar a informação.

Depois de falarmos muito como manda a tradição oral... Finalmente, chegou a hora da turma mergulhar no virtual! A maioria das participantes presentes nunca tinham acessado um blog optamos em navegar no “Pra Ler Blog” e nos blogs dos Projeto Escrevivendo. Na próxima aula vamos refletir um pouco sobre o mitos da escrita, navegar em outros blogs e retomar a questão: “a escrita-de-si” e os vários “eu” que existe dentro de uma única pessoa.

Por ora é só, fiquei enfeitiçada pelo CIC Feitiço. Até mais!

Forte Abraço,
Mafuane :)
*** Nota: nessa aula o mediador Zeca não pode estar presente.

Um comentário:

  1. OI TURMINHA DA BLOGAGEM DO FEITIÇO DA VILA!

    ESTOU ACOMPANHANDO A OFICINA PELO CIBERESPAÇO E JÁ COM SAUDADES.

    BOAS LEITURAS, ESCRITAS E POSTAGENS,
    KK

    ResponderExcluir