25 agosto 2009

2º Encontro - Cic Feitiço da Vila

Olá Visitantes,

No segundo sábado da Oficina de Blogagem do CIC Feitiço da Vila, tivemos o prazer de receber novos participantes, que integrarão a turma de futuros blogueiros.

Iniciamos o encontro retomando a primeira aula, discutindo a surgimento dos blogs com finalidade inicial de cyberdiários. Embora atualmente encontremos os mais variados tipos de blogs, com diferentes formatos, tratando de diversos temas, os blogs permanecem com sua intenção sociabilização, ao mesmo tempo em que exercem também uma expressão individual.

Discutimos que na escrita dos blogs podemos revelar os vários “eus” que habitam em nós, e sobre o poder que a literatura revelar e nos fazer dialogar esse eu interior, muitas vezes desconhecidos por nós.

Para encerar a primeira parte da discussão fizemos a leitura do texto “Borges e Eu” do tradutor, poeta e ensaísta Jorge Luis Borges. Nesse texto Borges fala sobre os vários “eus” que habitam em seu interior, para conhecer o texto clique aqui.


No segundo momento basendo-nos no primeiro capítulo do livro “Técnica de redação - o que é preciso saber para bem escrever”, de Lucília H. do Carmo Garcez, conversamos sobre os mitos que cercam a escrita. São eles:

a) escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida, e não um dom que poucas pessoas têm;
b) escrever é um ato que exige empenho e trabalho, e não um fenômeno espontâneo;
c) escrever exige estudo sério e não é uma competência que se forma com algumas "dicas";
d) escrever é uma prática que se articula com a prática da leitura;
e) escrever é necessário no mundo moderno;
f) escrever é um ato vinculado a práticas sociais.

Essa exposição foi muito importante para quebrar o velho tabu de: “Eu não sei escrever”.

Pretendíamos abrir o blog nesse encontro, mas não foi possível devido a problemas técnicos que nos tomou bastante tempo. Então, pedimos que na próxima aula todos trouxessem, a produção de texto da dinâmica “Quem sou eu”, tema do blog e um segundo texto em que cada participante deve contar como se sente em relação as novas tecnologias e explicar qual a intenção de abertura do seu blog.

Finalizamos o encontro ensinando os participantes a pesquisarem blogs de seu interesse no site do Blog Blogs, o maior indexador de blogs em língua portuguesa do mundo. Navegamos em alguns blogs mostrando os diferentes estilos de escrita e por último fizemos uma breve exposição sobre a ferramenta Twitter, microblog, que virou fenômeno mundial desconhecido por todos os participantes.

Embora não tenhamos conseguido seguir tudo que planejamos, ficamos muito felizes com o entusiasmo e interesse da turma de Feitiço da Vila, na próxima aula abriremos os e-mails e finalmente os blogs.

Até Lá!
Mafuane :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário