17 junho 2009

Mídias Sociais, Cyberativismo e a relação direta com a democracia mundial


Pesquisando sobre o poder das mídias sociais, acabei por ter acesso a uma pequena reportagem no site da Superinteressante, em que citam a eficiência do uso destes novos meios para a fazer valer a liberdade de expressão. Ontem em seu blog, o Tas publicou um video feito por estudantes da Vancouver Film School em que cita o Irã como uma nação de blogueiros, visto a dificuldade da imprensa local em expressar-se e o número exorbitante de jovens iranianos, quase metade da população, somando 70 milhões.

Tentei descolar o filminho em português mas não encontrei. Nesta versão com legenda em espanhol dá pra entender o contexto:



Estamos presenciando um cyberativismo que segue a onda do que vimos com a vitória de Obama nos Estados Unidos. Aliás sobre este case vi esta apresentação aqui no slide share que diz muito sobre redes sociais e sua influência na eleição estadunidense.



Porquê estamos falando do Irã?

Ocorre que no Irã houve ao que parece uma eleição fraudulenta no último dia 12, pra não falar em "golpe de estado". No blog "Global Voices" lemos num post traduzido a partir do blog em inglês de um suposto Hamid Tehrani que "Milhares de iranianos em Teerã e em muitas outras cidades uniram forças para apoiar o candidato à presidência Mir Hossein Mousavi, desafiando a proibição do governo às manifestações. Os manifestantes pedem a anulação dos resultados da eleição presidencial, alegando que a vitória do presidente Mahmoud Ahmadinejad na eleição do dia 12 de junho é fraudulenta."

O presidente "reeleito" Mahmoud Ahmadinejad insiste em dizer que as eleições foram limpas, já o líder opositor iraniano, Mir Hussein Moussavi, fez um protesto formal ao Conselho de Guardiães, segunda maior autoridade do país, que decidiu por acatar a queixa e fará uma nova apuração parcial das urnas, mas não a repetição do pleito em si.


No Globo OnLine, Marjane Satrapi, a autora de Persépolis, fantástica animação autobiográfica que relata os tempos de sua infância e adolescência diante da revolução ocorrida em sua terra natal, dá-nos o seu parecer sobre o recente ocorrido:

O que realmente está acontecendo no Irã nos últimos dias?

MARJANE SATRAPI: O que ocorreu foi bem mais que uma fraude, foi um golpe de Estado. A comunidade internacional não deve reconhecer a legitimidade de Mahmoud Ahmadinejad

Que provas a senhora tem desse golpe de Estado?

MARJANE: Inúmeras. Votaram nessas eleições 13 milhões a mais de eleitores que há quatro anos e votaram pela mudança. Mehdi Karrubí, que nas eleições anteriores teve mais de 5 milhões de votos, agora só aparece com 280 mil. Os candidatos foram derrotados inclusive em suas cidades natal com percentuais superiores a 90% (para Ahmadinejad). Os números que saíram do Ministério do Interior em uma comunicação confidencial são completamente diferentes dos dados oficiais. Moussavi recebeu um telefonema da Comissão Eleitoral afirmando que ele havia ganhado as eleições e que preparasse seu discurso, e logo os chefes militares foram até ele para dizer que não aceitariam essa revolução. Segundo as leis eleitorais iranianas, os resultados devem ser anunciados em pelo menos 72 horas, para que se tenha certeza de que os votos foram bem contabilizados. No entanto, o resultado saiu muito antes disso.
Os protestos já estão no 5º dia

Estudantes que protestaram contra a eleição presidencial em diferentes universidades foram atacados pela polícia. Abaixo temos um vídeo mostrando o dormitório da Universidade de Teerã na noite deste último domingo.

No blog TehranLive.org você pode acompanhar a mobilização do povo iraniano diante da evidente fraude ocorrida nas eleições. Há inúmeros flickrs, twitters, vídeos e blogs que estão fazendo o mesmo, mostrando a todos os governos corruptos do mundo que o poder mais do que nunca está nas mãos das massas. \o/

PS: Mudei o fuso do meu twitter conforme pedia matéria da Super e seguindo o raciocínio vou mudar os meus blogs também, né?

PS2: Persépolis foi mobilizado pela rede social MovieMobz e será exibido aqui em Sampa, amanhã, dia 18 de Junho, às 19h no HSBC Belas Artes por preço único de R$ 8,00.

Fotos via flickr Sharif e mousavi1388

Nenhum comentário:

Postar um comentário